É unânime que a retenção de líquidos é algo incômodo com relação à saúde e estética do corpo, principalmente para as mulheres. O inchaço corporal é, contudo, muito comum e pode ser causado por diversos fatores. Mas, calma! Tudo nessa vida tem uma solução! Saiba mais!

É normal perceber que o acúmulo de líquidos no organismo gera o aumento de peso, inchaço e pode ser confundido muitas vezes com excesso de gordura. Quem mais sofre com esse problema é a população feminina, geralmente no período após a menopausa. Os principais sintomas são edemas em certas partes do corpo, principalmente nas pernas, nos pés, mãos e barriga, e isso gera um grande desconforto; porém, é importante saber primeiro o que causa o acúmulo de líquido e o que podemos fazer para resolver essa situação.

Quais são as causas da retenção de líquidos?
Diversos fatores são responsáveis por causar o acúmulo de líquidos no nosso corpo. Esse inchaço pode ocorrer por motivos simples, como o consumo de certos alimentos, principalmente os que contém grandes quantidades de sal, o aumento de temperatura, que acarreta na dilatação das veias, ou até mesmo por problemas mais graves, como deficiências circulatórias, doenças hepáticas, renais e até mesmo insuficiência cardíaca. Esses fatores fazem com que os vasos sanguíneos depositem uma quantidade de liquido maior do que a normal nos tecidos, gerando um acúmulo. Os principais sintomas desse problema são edemas em certas partes do corpo, principalmente nos pés, pernas, tornozelos, mãos, e barriga; geralmente podemos perceber o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos quando ficamos com partes do corpo pressionadas por alguma roupa ou calçado.

O que fazer para evitar a retenção de líquidos?
Para evitar esse problema tão incômodo, não só para a nossa saúde mas também para a nossa autoestima, precisamos mudar alguns hábitos e adotar novas práticas. Vejamos algumas delas:

• Praticar atividade física regularmente, pois isso ajuda a melhorar a circulação;
• Manter a hidratação corporal;
• Dormir bem;
• Adotar uma dieta equilibrada;
• Evitar alimentos ricos em sal;

Além desses hábitos, é recomendável consumir alimentos que possuem propriedades diuréticas, como a melancia, o melão, o abacaxi, a pera, a maçã, o limão e o côco. Lembramos que a retenção de líquido é algo comum, mas é um problema que não deve ser ignorado. Caso você note sintomas que podem se relacionar a esse acúmulo, é interessante procurar a ajuda de um profissional qualificado para realizar uma avaliação e tratar corretamente.

Deixe um comentário

© Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por Odara Digital