A maioria das pessoas acredita que, quando se deseja emagrecer, basta cortar os carboidratos da dieta, como o pão branco, por exemplo. Mas muitos não sabem que esses elementos têm uma grande importância na nossa alimentação. Saiba mais!

Todo mundo já ouviu falar que carboidratos engordam, que devemos cortá-los da dieta quando queremos perder aquelas gordurinhas tão incômodas, principalmente as que se acumulam no abdômen. Porém esses carboidratos , na verdade, dão ao nosso organismo algo muito importante: a energia! Eles transformam a glicose na energia que precisamos para tudo na vida, para levantar da cama, trabalhar, cuidar da casa, cuidar dos filhos, passear, viajar; por esse motivo, não podemos simplesmente excluir da nossa dieta os alimentos que são ricos nesse macronutriente.

Carboidratos bons x carboidratos ruins

O que os médicos costumam dizer é que precisamo nos atentar a que tipo de carboidrato estamos ingerindo e a quantidade deles. Existem dois tipos, os simples (ruim) e os complexos (bom). Os carboidratos simples são considerados ruins porque são ricos em açúcares e são digeridos de forma muito rápida, gerando picos de insulina, podendo causar um acúmulo de gordura. Esse tipo de carboidrato é encontrado principalmente em alimentos industrializados e refinados. Já os carboidratos complexos possuem uma metabolização mais lenta, por isso, sua digestão ocorre mais devagar, prolongando a sensação de saciedade. Além disso, esses alimentos não liberam picos de insulina e auxiliam no ganho de massa muscular, por isso são muito consumidos por atletas.
Por esse motivo, é importante saber quais alimentos são ricos em carboidratos complexos, também chamados de bons carboidratos. Alguns deles são:

• Batata doce;
• Arroz integral;
• Aveia;
• Sementes de chia;
• Quinoa;
• Tapioca;
• Castanhas;
• Pão integral;

Os carboidratos bons podem – e devem – ser ingeridos de forma regular para um melhor desempenho do organismo. E os ruins, podemos ingeri-los com muita moderação, caso contrário vamos adquirir uns quilinhos a mais ou até mesmo doenças graves como a obesidade e a diabetes. Cuide da sua alimentação, seu corpo agradecerá!

© Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por Odara Digital