A gente sempre escuta falar que precisamos cortar a gordura da nossa dieta, certo? Mas você sabia que, na verdade, existe mais de um tipo de gordura – são 4! – e que nem sempre esse elemento faz mal à saúde? Saiba mais neste artigo!
Para manter uma alimentação saudável, é necessário adotar alguns hábitos e cortar certas coisas da nossa rotina, geralmente, o primeiro que pensamos é em cortar a gordura. Mas isso nem sempre é 100% benéfico, pois há alguns tipos dela que, se consumidos de maneira moderada, faz bem ao organismo. Para saber como administrar esse elemento da melhor maneira em nosso dia a dia, vamos conhecer os 4 tipos dele!

• Gordura saturada – Esse tipo de gordura é conhecido por ser um dos principais causadores de doenças cardiovasculares e da obesidade. No entanto, ele não é de todo ruim, pois, quando consumido com moderação, ajuda no armazenamento de vitaminas A, D, E e K. Os principais alimentos que contém esse tipo de gordura são: leite, manteiga, carne vermelha e azeite de dendê.

• Gordura trans – Essa é a gordura vilã! Geralmente encontrada em alimentos processados e industrializados. Sabemos que é muito difícil manter, hoje em dia, com o ritmo dos afazeres, uma alimentação totalmente livre de gorduras trans, mas é interessante evitar ao máximo esse elemento, pois ele faz com que o colesterol ruim, o LDL, seja aumentado; e o colesterol bom, o HDL, seja diminuído. Isso pode causar um AVC ou infarto do miocárdio. Os principais alimentos que contém esse tipo de gordura são: margarina, sorvete e biscoitos recheados.

• Gordura monoinsaturada –
Considerada a gordura boa, essa deve estar sempre presente na sua dieta (com moderação, claro!). Ela faz com que os níveis de LDL sejam diminuídos no sangue, evitando os problemas listados acima. Os principais alimentos que contém esse tipo de gordura são: abacate, amêndoas, nozes e azeite de oliva.

• Gordura poli-insaturada – A gordura poli-insaturada também se classifica como mocinha! Ela traz benefícios à saúde pois também ajuda na redução dos níveis de LDL, atua como anti-inflamatório e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Os principais alimentos que contém esse tipo de gordura são: peixes, óleo de linhaça, ovos e castanha do pará.

Você já conhecia os 4 tipos de gorduras? Qual deles está mais presente na sua dieta? É importante lembrar que o equilíbrio é essencial. Além disso, evitar os tipos de gordura considerados ruins para a saúde, como a gordura trans, trará a você maior qualidade de vida e longevidade. Procure estar sempre em contato com seu médico endocrinologista e com seu nutricionista. Manter os exames em dia também é fundamental. Não deixe de cuidar da sua alimentação!

Deixe um comentário

© Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por Odara Digital