Como o estresse do dia a dia pode afetar a nossa dieta?
Todo mundo concorda que, quando estamos com os dias cheios, com coisas para fazer que não acabam nunca, não conseguimos ter tempo para nos alimentar adequadamente. Assim tem sido a rotina de quase todas as pessoas. A alimentação saudável e regrada, muitas vezes, não é prioridade, porém isso pode trazer prejuízos. Saiba mais!
A compulsão alimentar é algo muito comum entre os brasileiros, e principalmente o consumo de alimentos ricos em calorias. Isso acontece porque as calorias servem como um “combate” ao estresse. Logo, com a rotina pesada, ficamos mais estressados, mais acelerados e, consequentemente, ingerimos mais alimentos gordurosos. Além disso, em momentos de nervosismo ou mais difíceis, o corpo tende a produzir uma maior quantidade de cortisol, aumentando a nossa fome, afetando diretamente na dieta. E ainda, quando estamos estressados, nosso metabolismo tende a desacelerar, contribuindo, também, para o aumento de peso.
Sabemos que é praticamente impossível viver sem se estressar atualmente, são muitas coisas que ocupam a nossa cabeça diariamente. No entanto, existem algumas maneiras de controlar isso.


De que maneira podemos evitar o estresse?

Existem formas diferentes de ajudar a minimizar os impactos do estresse, principalmente na nossa alimentação. Algumas delas são:

• Praticas atividades físicas – a prática de esportes ou atividades físicas gera a produção de endorfina, trazendo uma sensação de satisfação ao corpo, minimizando o estresse e diminuindo, portanto, a compulsão por carboidratos e gorduras.
• Procurar não ter em casa alimentos calóricos, ricos em açúcares e gorduras, pois, se eles estiverem lá, você certamente irá buscar consolo e relaxamento neles nos momentos de estresse.
• Organize sua agenda – com uma rotina regrada, fica mais difícil se estressar em demasia e acabar “fugindo” da dieta.
É importante tentar manter o estresse excessivo longe, pois o aumento de alimentos prejudiciais na dieta é somente uma das consequências trazidas por ele. Existem outros problemas muito piores que podem aparecer, e pode ser que, quando percebamos, já seja tarde para tratar e obter bons resultados. Por isso, é interessante adotar as práticas citadas, assim, ficará mais difícil deixar que o estresse do dia a dia afete a nossa dieta.

© Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por Odara Digital