Recursos da Medicina Moderna na Terceira Idade

As pesquisas com a tecnologia avançada do processos de envelhecimento tem permitido nos últimos cinqüenta anos , que novas teorias tenham surgido para explicar os mesmos ,de tal maneira que medidas efetivas de prevenção podem atualmente ser adotadas.

As teorias dos radicais livre proposta do Harmam em 1956 e a teoria da glicação das proteínas explicam praticamente todos os processos de envelhecimento conhecidos na atualidade.

1-Desenvolver teorias dos radicais livre.
2-Desenvolver teoria da glicação das proteínas.

Conhecimentos dos fatores externos no estilo de vida no envelhecimento celular também tem acrescentado dados extremamente importantes , permitindo dessa maneira também, que medidas de prevenção sejam assumidas , tais como o envelhecimento, os efeitos do fumo, o excesso de bebida alcóolica.

A física avançada, a isto-química, microscópia eletrônica, as técnicas utilizando o radioimunoensaio facilitaram as técnicas de estudo dos componentes do organismo, favorecendo uma maior compreensão dos processos fisiológicos desvendando, portanto a fisiologia celular e desta maneira ampliando os horizontes na compreensão do funcionamento dos tecidos, órgãos e sistema e a integração dos mesmos. Hoje em dia já se sabe ou conhece a relação entre o sistema nervoso, o sistema imunológico e endócrino.

O advento da tecnologia avançada dos meios diagnósticos através do raio X, ultra-sonografia. tomografia , ressonância magnética, tem facilitado o diagnóstico precoce de doenças que anteriormente só eram diagnosticadas em fase irreversível. A síntese de novos sais e compostos iniciando-se ,essencialmente após a Segunda Grande Guerra, com o marco da descoberta da penicilina por Alexandre Fleming fez desabrochar uma nova era no tratamento das doenças infecciosas pelo uso de agentes específicos denominados antibióticos e quimioterápicos. Fato que explica sobre maneira, evidentemente aliado a outras novas tecnologias a maior esperança de vida do homem na face da terra, mesmo nos países mais pobres do Terceiro Mundo, ditos em desenvolvimento, como o nosso . Neste Terceiro Milênio a prevenção tem tomado um aspecto especial contribuindo enormemente para manutenção da saúde em toda a sua plenitude, como pela definida pela definida pela Organização Mundial de Saúde um estado de bem estar físico e psíquico.

Além das medidas de vacinação para a Terceira Idade a ciência moderna aponta as seguintes preventivas.


Recursos da Medicina Moderna na Terceira Idade

1- O conhecimento dos processos de envelhecimento.
a) Teoria dos radicais livres
b) Teoria da glicação das proteínas.

2-Conhecimento dos fatores externos de estilo de vida :
Fumo, sedentarismo, bebida alcóolica em excesso, irradiação solar.

3- Conhecimentos de técnicas de física avançada, histoquímica, radioimunoensaio, microscopia eletrônica.

4- Conhecimento da integração dos diversos sistemas do organismo.

5- Advento da tecnologia avançada:
Raio X, ultrasonografia, ecos-doppler, tomografia computadorizada, ressonância magnética.

6- Síntese de novos sais e substâncias químicas- o antibiótico.

7- Prevenção - No terceiro milênio:

-Vacinação;
-Atividade física;
-Alimentação equilibrada com redução de carboidratos refinados;
-Reposição hormonal;
-Antioxidantes;
-Avaliação clínica e laboratorial rotineira;
-Reduzir o stress;
-Hábitos saudáveis- evitanto excesso de cafeína, alcóol, açúcar, doces e cigarro.

Imprimr esta página