O que são geriatria e gerontologia?

Gerontologia é a ciência que estuda os processos de envelhecimento, tomando na atualidade visão mais ampla, distinguindo - se em trabalho multidiciplinar que se atem aos problemas relacionados ao idoso.

O buscar do bem estar bio-psico-social é o denominador comum da equipe de alcance de larga abrangência entremeando diversas categorias de profissionais normalmente ligados a área de saúde tais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, professores de educação física, dentistas.

A geriatria é definida como a especialidade médica que se dedica a tratar do individuo idoso, desenvolvendo mais recentemente um aspecto de prevenção, e distinguindo-se principalmente no enfoque da ordenação dos medicamentos consumidos.

É uma especialidade nova surgida na França após a 2º guerra mundial para fazer frente às necessidades de atendimento dos idosos que passaram a ser proporcionalmente um grande contingente da população, pois o grupo mais jovem havia sido desimado em campos de batalha.

Com a mudança do perfil demográfico dos países em desenvolvimento, um número cada vez maior de pessoas atinge idade mais avançada, fazendo necessária a criação de um número cada vez maior de leitos integrados de geriatria e gerontologia.

Imprimr esta página