COMO PREVENIR A HIPERTENSÃO ARTERIAL


Embora tenha caráter hereditário-familiar,a hipertensão arterial pode ser evitada, ou pelo menos atenuada, dependendo do estilo de vida que se leva.
São hábitos saudáveis, que previnem a elevação da pressão arterial:
· Evitar o uso excessivo de sal;
· Alimentar-se basicamente de legumes, verduras, frutas, carnes magras e pouca gordura que além de evitarem o excesso de peso(fator predisponente), ainda mantém as paredes das artérias livres, sem depósitos de placas de colesterol.
· Manipular de forma adequada os fatores estressantes.
· A prática de exercícios físicos rotineiros (caminhada), previnem e atenuam uma pressão alta já estabelecida.
· Deixar de lado o fumo, pois a nicotina é considerada , na atualidade, a primeira droga a induzir a um aumento de pressão arterial, promovendo contração da parede das artérias.
As duas fórmulas consideradas de maior importância no tratamento da pressão alta, são , pois, exercícios físicos e perda de peso no caso de excesso, que reduzem em muito a necessidade da medição e podem, inclusive, dispensar o uso da mesma. A hipertensão arterial é traiçoeira pois pode atacar o indivíduo sem que ele sinta ou pressinta estar hipertenso. A pressão deve ser medida pelo menos à cada seis meses para as pessoas consideradas normais.

Imprimr esta página